top of page

O 5º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) foi um evento marcante

O 5º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) foi um evento marcante para o movimento sindical brasileiro. Realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2023, na cidade de São Paulo, o congresso reuniu representantes de diferentes setores e categorias de trabalhadores de todo o país.

Com a presença do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Porto Alegre/RS, Gelson Santana. O congresso abordou como tema a “Democracia, paz e emprego", para discutir e definir estratégias para o fortalecimento dos direitos trabalhistas e promover melhorias nas condições de trabalho, a fim de ampliar a representatividade dos sindicatos filiados à UGT.

Na busca de promover o equilíbrio das relações de trabalhadores por meio da ação judicial e fiscal, intermediação dos conflitos, apoio à geração de trabalho, emprego e renda e dar assistência ao trabalhador e cidadão, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a diretoria do STICC compartilhou suas experiências e conhecimentos sobre as lutas e conquistas ao decorrer do tempo, enriquecendo o debate e ajudou na possibilidade da busca por soluções conjuntas.

O STICC atua como um representante e defensor dos interesses dos trabalhadores da construção civil, negociando acordos coletivos, garantindo benefícios e proteções adequadas, e fiscalizando o cumprimento das leis trabalhistas. Além disso, o sindicato oferece assistência e orientação jurídica aos trabalhadores, contribuindo para o equilíbrio das relações trabalhistas. Com suas ações, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Porto Alegre/RS busca valorizar e proteger os direitos dos trabalhadores, promovendo um ambiente de trabalho mais justo e seguro na indústria da construção civil.

O 5º Congresso Nacional da UGT representou um marco na trajetória da entidade, reafirmando seu compromisso em defender os direitos trabalhistas e buscar melhorias para a classe trabalhadora. Através do diálogo, da troca de experiências e da união dos sindicatos filiados, a UGT busca construir um futuro mais justo e igualitário para os trabalhadores, contribuindo para o desenvolvimento do país de forma sustentável e inclusiva.



bottom of page