top of page

Somos Notícia no Jornal Diário Gaúcho! Inscrições abertas para cinco cursos gratuitos em Porto Alegre

Iniciativa procura alfabetizar e profissionalizar pessoas em vulnerabilidade social .




Oportunidades de qualificação gratuita, abertas à comunidade, são oferecidas na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (Sticc), no bairro Cidade Baixa. O oferecimento é uma iniciativa da construtora MRV em parceira com o Sticc e compreende os cursos de Alfabetização, Português para Migrantes e Refugiados, Manicure e Pedicure, Escovista e Design de Sobrancelhas. 


As capacitações são voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. As aulas serão na sede do Sticc (Rua Olavo Bilac, 15, bairro Cidade Baixa) e, para se inscrever, basta preencher uma ficha no link bit.ly/inscreveMRV ou pelo telefone (51) 99748-5473.


Ampliação 


Um dos destaques da iniciativa é a ampliação do projeto Escola Nota 10, desenvolvido há mais de uma década com o objetivo de zerar o índice de analfabetismo nos canteiros de obra em todo o país. O número de alfabetizados pelo programa supera a casa dos 4.800 alunos, trabalhadores da construtora. Agora, o curso passa a atender também o público externo à MRV. 


Além desta modalidade, há ainda a opção de curso de formação profissional de Português para Migrantes e Refugiados, uma necessidade identificada pela empresa a partir da presença cada vez maior de trabalhadores expatriados. O objetivo é capacitar esses indivíduos a se comunicarem de forma eficaz no ambiente de trabalho e no dia a dia, promovendo sua integração na comunidade local, progresso profissional e respeito cultural. 


Ambos os cursos são fruto de uma parceria com a Alicerce Educação e têm início previsto para 19 de fevereiro. As turmas têm capacidade para até 20 alunos e, para participar,énecessário ter no mínimo 18 anos. As aulas ocorrem no turno da noite, das 19h às 20h30min, de terça a quinta-feira. 


Opções nas áreas de beleza e energia 


Para abranger diferentes habilidades, outra oportunidade oferecida é a Escola de Beleza, uma parceria com o Senac. São três cursos com formação técnica: Escovista, Manicure e Pedicure e Design de Sobrancelhas. Cada modalidade oferece 10 vagas. A idade mínima para participar é de 16 anos. As aulas têm início previsto para 4 de março. 


Também é oferecido o curso de Aperfeiçoamento de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica – que já tem turma fechada, após alta procura. Novas turmas podem ser abertas ainda este ano, a depender da demanda. A capacitação é fruto de parceria com a OCA Energia.


Diário Gaúcho

HÁ QUALIFICAÇÃO

01/02/2024 - 12h11min

Atualizada em: 01/02/2024 - 12h32min





Posts recentes

Ver tudo

O que está acontecendo?

Declaração do Presidente do STICC POA, Gelson Santana, para reflexão das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros sobre algumas absurdas proposições e posicionamentos de vários integrantes da Câmara

Comments


bottom of page