top of page

5ª Conferência Regional da Internacional de trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM).


"O evento escolhido de hoje foi a 5ª Conferência Regional da Internacional de trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), para a América Latina e Caribe, realizada em Bogotá - Colômbia, no fim do mês passado, entre os dias 26 e 29 de junho de 2023, onde a Capital recebeu mais de 200 delegados em um evento que discutiu a integração regional e a unidade sindical no setor da construção e da madeira entre sindicalistas, palestrantes e representantes de organizações governamentais e empresariais da América Latina e do Caribe.

O STICC POA esteve presente representado por seu presidente Gelson Santana @gelson.santana.33449, e sua delegação composta pela Sra Katiusia Herbele @katiusa.heberle.5 e a Sra Edenilse Monteiro @edenilsemonteiro , o qual nosso presidente foi conduzido ao cargo de Membro da Rede Amazônica e a Sra. Katiusia Herbele foi conduzida a Suplência da Juventude.


A ICM é uma federação sindical global com sede em Genebra (Suíça) e presente em 117 países, com mais de 350 sindicatos filiados, dos quais 73 estiveram na conferência regional em Bogotá.



A 5ª Conferência Regional do ICM ocorreu nos dias 28 e 29 de junho, mas as atividades paralelas ao evento começaram em 26 de junho, com reuniões do Comitê Regional da ICM, dos Comitês de Mulheres e Jovens da ICM e de três conferências temáticas ("Mulheres nos setores da ICM",  "Seminário da Rede Sindical Amazônica" e "Empresas Multinacionais e Diálogo Social").


Em outubro de 2022, a ICM realizou seu 5º Congresso Mundial em Madri (Espanha) com o tema "Vamos – Organizar além das fronteiras", lema que foi mantido no evento regional. Além dos delegados, dos quais 26% são mulheres, participaram da Conferência autoridades políticas e representantes de 16 países da América Latina, Caribe, Estados Unidos e Europa.


O STICC POA participou do 5⁰ Congresso Mundial em Madri e agora continua ampliando suas participações nestes eventos internacionais e o mais importante criando espaço para a representação das mulheres trabalhadores brasileiras Internacionalmente."


bottom of page